Diretora da Cultura garante verbas em 2016 para o património edificado da Região

A defesa do património edificado tem sido uma das grandes reivindicações que os defensores da cultura têm feito chegar ao Funchal Notícias. Uma das propostas nucleares é a de que a Direção Regional de Cultura, com a tutela desta área, não promova apenas a proteção do património no perímetro do centro da cidade do Funchal mas que tenha um olhar mais abrangente de todo o asservo cultural dentro e fora da cidade.

Carina Bento
Diretora da Cultura afirma que o GR está atento ao património.

A degradação de imóveis é considerável e os alertas são inúmeros. O FN questionou, por escrito, a diretora regional da cultura sobre a política prevista para a proteção dos edifícios históricos e classificados, bem como as verbas disponíveis ou orçamentadas para este importante setor que vive do turismo e que necessita igualmente de divulgar a memória histórica da ilha.

A diretora da Cultura, Carina Bento, através da assessoria de imprensa, foi parco nas palavras e resumiu as três questões do FN a uma reposta que este jornal on line reproduz na íntegra: “A preservação do Património da Região, nas suas várias vertentes (edificado, material e imaterial) é uma das preocupações e prioridades da DRC. No Orçamento para 2016 estarão contempladas verbas para o Património Edificado da Região”.

Quanto aos valores orçamentados e a discriminação das intervenções são assuntos que continuam por explicar mas já estão a ser perespetivados.