Isabel II bate o recorde de reinado mais longo às 17h30

rainha isabel II
Foto: BBC. com

A partir das 17h30 de hoje, a rainha Isabel II será oficialmente reconhecida como a monarca com o reinado mais longo na história do Reino Unido, batendo o recorde de 63 anos e 216 dias da sua trisavó, a rainha Vitória.

Para assinalar esta data, o Palácio de Buckingham divulgou uma nova fotografia oficial da monarca de 89 anos. Tirada no passado mês de julho na sua sala de audiências privadas, a imagem mostra um ritual diário de Isabel II, o momento em que abre a correspondência importante.
A fotografia foi tirada por Mary McCartney, fotógrafa de renome, autora de livros de cozinha e filha mais velha de Paul McCartney.

São ao todo 63 anos e 7 meses de trono, um marco impressionante e que está a marcar a agenda dos britânicos.

Aos 89 anos de idade, Isabel II torna-se na monarca há mais tempo em funções do Reino Unido batendo o recorde de 23 226 dias, 16 horas e 23 minutos.

A rainha não quis festejos especiais para assinalar o recorde em sinal de respeito pela morte da rainha Vitória. O dia será preenchido com mais um ato oficial – inauguração de uma nova linha férrea – na companhia do marido, o príncipe Filipe.

O seu longo reinado nem sempre foi um conto de princesas. Durante de mais seis décadas, teve de enfrentar guerras, conflitos, escândalos e tragédias familiares, além de muitas mudanças na forma como a sociedade atual se relaciona com a família real.

Casada com o Duque de Edimburgo e mãe de quatro filhos, os príncipes Carlos, Margarida, André e Eduardo, Isabel II manteve sempre uma presença forte juntos dos centros de decisão política do país e na esfera internacional, reunindo semanalmente com o chefe do governo, marcando presença nas cerimónias do Parlamento britânico e recebendo os mais altos dignitários mundiais.

Considerada uma das mulheres mais influentes do mundo, a rainha da Inglaterra é a monarca de milhões de súbditos, sendo a representante máxima da monarquia em outros seis países independentes para além do Reino Unido (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão).

Isabel Alexandra Maria tornou-se rainha a 6 de fevereiro de 1952, após a morte do seu pai, o rei Jorge VI.