Nos próximos dias 25 e 26 de setembro realiza-se uma formação no Funchal sobre a atividade de Observação de Aves. Esta formação decorre como uma das medidas estratégicas para implementação do Turismo Ornitológico no arquipélago da Madeira.É organizada pela SPEA Madeira – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e integrada no projeto MacaroAves – Turismo Ornitológico e Desenvolvimento Rural na Macaronésia, a formação intitula-se “Observação de Aves para o Turismo”.
O objetivo é dotar o público de conhecimentos básicos sobre as aves, os locais e a atividade de observação de aves na Madeira, como recurso turístico alternativo ou de complemento à oferta existente.
Tem como público alvo guias de montanha, de natureza, guias turísticos, técnicos de animação turística, recepcionistas, biólogos, estudantes e desempregados nas áreas de turismo, de línguas, de biologia e de ciências naturais, membros de clubes desportivos, associações de natureza, escuteiros e todos os praticantes e interessados por atividades de natureza e por observação de aves.
Esta ação de formação surge como uma das medidas estratégicas para implementação de Turismo Ornitológico na região, identificada nos workshops com o mesmo tema, realizados nos diversos municípios da ilha no passado mês de julho. Outras medidas, como identificação de áreas para observação de aves, produção de conteúdos e meios informativos, implementação de infraestruturas de apoio à atividade, divulgação no arquipélago e promoção no exterior, foram identificadas nestes workshops como prioritárias.
A formação será composta por uma sessão teórica a decorrer dia 25 no Funchal, em que serão abordadas temáticas como técnicas para identificação das aves; as espécies da Madeira e os locais para observar; a observação de aves e o seu desenvolvimento como atividade turística, nomeadamente, as regras de conduta, vestuário apropriado, equipamentos, infraestruturas, criação de programas, promoção, entre outros. No dia 26, decorrerá a sessão prática com visita a diversos pontos da ilha.
A participação nesta formação é gratuita, com inscrições obrigatórias através do formulário de inscrição