Os golos da marca CR7

Imagem da campanha das camisas CR7 Foto: Facebook de Cristiano Ronaldo
Imagem da campanha das camisas CR7
Foto: Facebook de Cristiano Ronaldo

*Com Lília Castanha

Da Ajuda até à Avenida do Mar, a impressão digital do melhor futebolista do mundo, o madeirense Cristiano Ronaldo, foi sendo gravada. Os seus símbolos são visitados, fotografados e comprados diariamente por turistas, emigrantes e locais. Temos a estátua em sua homenagem, o museu com os seus troféus, os planos para construir um hotel junto ao Porto do Funchal e a loja CR7.

O primeiro símbolo do futebolista na sua terra natal foi a loja CR7, que surpreendentemente passa despercebida a muitos madeirenses, sendo no entanto muito visitada pelos turistas e pelos nossos emigrantes.Desde a abertura da loja no Funchal em Fevereiro de 2006 e o registo da marca em 2008, a marca CR7 já passou por várias polémicas divulgadas pela imprensa. A loja de Lisboa foi encerrada em 2010, menos de dois anos após a sua abertura. O franchising em Luxemburgo, que durou apenas dois meses, foi um fracasso terminando com o encerramento da loja em Dezembro de 2012, com o gerente do estabelecimento de Esch-sur-Alzette a avançar com uma queixa em tribunal contra as irmãs Aveiro, por falsificação de vestuário e por incumprimento do contrato, segundo o que foi relatado pelos órgãos de comunicação social na altura.Por sua vez,  no início de Fevereiro de 2013, a loja CR7 no Funchal esteve prestes a ser penhorada em virtude de dívidas a uma empresa têxtil do norte do País, conforme avançou a SIC Notícias nessa data.

Loja CR7 no Funchal, piso inferior (Foto: funchalnoticias.net)
Loja CR7 no Funchal, piso inferior
(Foto: funchalnoticias.net)

No entanto, essa fase menos boa da marca CR7 parece já ter sido ultrapassada e a marca começa a acertar na baliza. As lojas do Funchal e de Vilamoura aguentaram-se firmes e neste momento as suas montras estão bem compostas. No caso da loja CR7 da Ajuda, esta parece que passou por uma restruturação; notamos as montras mais atrativas, a roupa exteriorizando mais qualidade, assim como mais variedade de calçado e outras peças de vestuário e acessórios.

Relativamente ao calçado, recorde-se que o jogador madeirense lançou no ano passado a produção CR7 Footwear, o calçado CR7 “Made in Portugal”. Esta linha é produzida em Portugal pelas empresas de calçado portuguesas, reconhecidas mundialmente pelo controlo rigoroso da sua qualidade. CR7 Footwear encontra-se nas lojas da marca e também possui página de facebook e site próprio.

Calçado CR7, linha informal, Salsa Docksider Shoe
Calçado CR7, linha informal, Salsa Docksider Shoe (Foto: Facebook Cristiano Ronaldo)

Mas antes de lançar o CR7 Footwear, já Cristiano Ronaldo tinha carimbado as vertentes CR7 Underwear (roupa interior) e posteriormente CR7 Shirts (camisas) no mundo da moda, também com página de facebook e respetivo site. Richard Chai, nova- iorquino, é o estilista principal e o responsável pela roupa interior e camisas CR7. Chai é conhecido também pelo seu trabalho com as conceituadas marcas Marc Jacobs e Donna e optou pelo versado grupo dinamarquês JBS Textile Group para fabricar as peças.

Cristiano Ronaldo em sessão fotográfica para a linha CR7 de roupa interior (Foto: http://www.cr7underwear.com/)
Cristiano Ronaldo em sessão fotográfica para a linha CR7 de roupa interior (Foto: http://www.cr7underwear.com/)

Mas o Bota de Ouro da Madeira não se ficou por aqui e soma e segue na expansão da sua própria marca de roupa. Ronaldo estabeleceu uma parceria com o conceituado designer de joias português Eugénio Campos. Não é novidade o gosto de Cristiano Ronaldo pelos acessórios e Eugénio Campos concebeu uma coleção de joias para homem, combinando a prata em tons de cinza e preto, intitulada “Eugénio Campos by CR7”.  O notável do Real Madrid é assim a figura de uma coleção de anéis, pulseiras, colares, botões de punho e porta-chaves, coleção esta que foi apresentada em Outubro de 2014 na Porto Joia. Desta maneira, o CR7 tem marcado muitos pontos dos relvados para o universo da moda.

Eugénio Campo by CR7, Linha Força/Strength Imagem: http://issuu.com/eugeniocampos4/docs/cat__logo_digital_cr7/1
Eugénio Campos by CR7, Linha Força/Strength
Imagem: http://issuu.com/eugeniocampos4/docs/cat__logo_digital_cr7/1

Em Março de 2015, a Tag Heuer, a conhecida marca de relógios suíça, lança uma edição limitada do modelo TAG Heuer Formula 1 CR7, um cronógrafo, em homenagem a Cristiano Ronaldo, considerando o futebolista madeirense uma lenda viva no mundo do futebol. O verde do relvado do campo de futebol serviu de inspiração para a cor do cronógrafo CR7, fazendo parte de uma linha desportiva da marca suíça.

TAG Heuer Formula 1 CR7 Foto: http://www.tagheuer.com/int-en/watch-news/cristiano-ronaldo-s-limited-edition-tag-heuer-formula-1-42-mm
TAG Heuer Formula 1 CR7
Foto: http://www.tagheuer.com/int-en/watch-news/cristiano-ronaldo-s-limited-edition-tag-heuer-formula-1-42-mm

Por isso, não é de admirar que neste Verão, o Funchal Noticias tenha notado mais movimento e dinamismo na loja do CR7 do Funchal. São muitos os turistas que lá chegam a pé, de carro e de táxi para ver e comprar algum artigo, o mesmo acontece com um grande número de emigrantes. O número de locais que visitam a loja também está a aumentar, segundo Márcia Castro, a gerente da loja da Ajuda. Márcia Castro falou-nos das peças que comercializam na loja, desde a roupa interior a outras peças de vestuário diversificadas, calçado e acessórios para homem, mulher e criança a partir dos quatro anos. Não deixou de referir o carinho demonstrado pelo futebolista dos clientes que frequentam a loja, sendo nesta altura em especial, notável o número de emigrantes madeirenses no local.

Elma by CR7
Perfume “Elma by CR7”  (Foto: Facebook de Matilde Aveiro)

Elma Aveiro, a irmã mais velha de Ronaldo, é a pessoa da família que gere a marca CR7, já que foi sua a ideia de abrir uma loja CR7, após verificar a ascensão de Cristiano Ronaldo no mundo futebolístico. No dia 7 de Agosto de 2015, Elma Aveiro lançou na loja de Vilamoura, Algarve, o seu perfume “Elma by CR7”, que se encontra à venda na Madeira e em Portugal Continental. Segundo a gerente do espaço, com todas estas novidades, Elma Aveiro pretende dar outra fisionomia à loja da Madeira. Inquirida se Cristiano Ronaldo costuma usar a sua própria marca, Márcia Castro afirma que o jogador é o seu primeiro “cliente”, tendo muitas aparições em público com a sua própria marca.

Entrada da loja do Funchal (Foto: Funchalnoticias.net)
Entrada da loja do Funchal
(Foto: Funchalnoticias.net)