Avião indonésio que se despenhou levava cerca de 450 mil euros a bordo

 

16ago2015---foto-de-arquivo-mostra-um-modelo-similar-a-um-aviao-comercial-indonesio-que-perdeu-contato-com-o-centro-de-controle-durante-um-voo-na-provincia-oriental-indonesia-de-papua-com-54-pessoas-a-1439725430
Foto: noticias.uol.com

Ainda não se sabem as causas que levaram o avião indonésio que, ontem partiu de Jayapura, no norte da ilha de Papua, e tinha como destino Oksibil,  menos de uma hora de voo, a desaparecer da rota, às 17h00 de Lisboa.  Confirmado está  que os destroços encontrados são do voo da Trigana e que para além das  54 pessoas que seguiam a bordo, o avião carregava ainda cerca de 450 mil euros em dinheiro.

As agências noticias internacionais avançam que o dinheiro, que ainda não foi encontrado, destinava-se a ajudar as populações de várias vilas isoladas no sul de Papua, Indonésia, que têm tido dificuldades em lidar com o aumento de impostos e corte nos subsídios realizados este ano por Jacarta.

O dinheiro ia guardado por de quatro funcionários do governo indonésio, que deverão ter morrido no acidente, tal como as demais 50 pessoas que seguiam no seu interior.

Um funcionário do governo, que responde só pelo nome Haryono, comentou laconicamente o processo de tentativa de recuperação do dinheiro: “O governo tem estado em comunicação permanente com as autoridades no local, para resolver a situação”, disse, citado pela Associated Press.

Várias forças de ajuda e salvamento, assim como militares, foram já enviados para o terreno, aguardando-se mais notícias sobre o destino dos passageiros e tripulantes, assim como do dinheiro.

As autoridades indonésias especulam que o avião se despenhou quando terá tentado evitar o mau tempo que afetava parte do percurso delineado.