Grupo da Boa Nova assinala 50 anos no sábado

Grupo Folclorico, Cultural e Recreativo Boa Nova 15-06-1965

O Grupo de Folclore e Etnográfico Boa Nova irá descerrar, no próximo sábado, dia 15 de Agosto, no “Memorial” do Núcleo Museológico de Arte Popular, as fotos dos três co-fundadores e dos artistas fundadores do Grupo Folclórico Cultural e Recreativo Boa Nova (atual Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova), na data em que faz precisamente 50 Anos da sua fundação.

Antecedendo a efeméride, será apresentado um vídeo de cerca de 14 minutos, no Auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior, de uma recolha etnográfica sobre “As Ferramentas da Lã”. Este projeto está inserido nas atividades comemorativas será uma mais-valia para o Núcleo Museológico da Instituição.

O evento está agendado para 10h00 da manhã e no final do mesmo haverá um convívio com todos os elementos da Associação e seus convidados.

De entre as várias atividades realçam-se outras iniciativas ainda por realizar, entre elas, a XII Semana Europeia de Folclore, de 30 de Agosto a 4 de Setembro. O apogeu da comemoração dos 50 anos do grupo será realizado no mesmo dia em que, há meio século atrás, foi atribuído à Associação o Alvará passado pelo Governador do Distrito, João I. Camacho de Freitas, Capitão-de-Mar-e-Guerra – dia 22 de Março de 2016 – o que faz desta instituição privada, a mais antiga da região e uma das mais antigas do país liderada desde a sua fundação por uma só família.