Conferência na Casa Colombo – Porto Santo

porto-santo

A Direção Regional da Cultura organiza  sexta-feira, dia 14 de Agosto, às 19 horas, na sala de exposições temporárias da Casa Colombo – Museu do Porto Santo, a conferência intitulada “Os cinco anos na Vida de Cristóvão Colombo antes da sua chegada a Portugal (1471-1476)”, proferida por Francesc Albardaner.

Francesc Albardaner é um investigador catalão e ex-diretor da Direção do Centro de Estudos Culturais Colombianos de Barcelona (2008-2009). Formado em Arquitetura, Albardaner começou a sua pesquisa sobre Cristóvão Colombo em 1986 nos arquivos eclesiásticos da Catalunha, direcionando as suas pesquisas nos arquivos notariais catalães dos séculos XV e XVI, complementando o trabalho com outros arquivos em Espanha e no estrangeiro.

Desde então já realizou inúmeras conferências sobre Colombo, quer em Espanha como no estrangeiro, e tem diversos artigos publicados, além de ter participação assídua em vários programas de televisão. Em 2003-2004 esteve ativamente envolvido como consultor histório na elaboração do documentário “Colombo: Segredos da Sepultura” do Discovery Channel, defendendo uma possível naturalidade catalã para Cristóvão Colombo.

Albardaner é ainda o coordenador do estudo genético de um grupo de 240 homens com o apelido Colombo na Catalunha, colaborando com a pesquisa realizada pelo Laboratório de Genética da Faculdade de Medicina de Granada.

A conferência desta sexta-feira tem entrada livre.