Mário Rodrigues e Perpétua Ramos assessores diretos de Faria Nunes no hospital

mario_rodrigues006
Mário Rodrigues é um médico com provas dadas na gestão e de diálogo fácil.

O novo secretário regional da Saúde está a reorganizar a casa, após a demissão do seu antecessor, Manuel Brito. João Faria Nunes já tem dois novos assessores técnicos. Para a área hospitalar, convidou o ex-presidente do conselho de administração do SESARAM, Mário Rodrigues. Para a área dos cuidados primários de saúde, optou pela médica do Centro de Saúde da Ribeira Brava, Perpétua Ramos.

O novo titular da saúde preferiu apostar num nome com experiência e conhecimento da gestão hospitalar para o assessorar nos grandes dossiers internos, como é o caso do médico reumatologista Mário Rodrigues Quanto aos cuidados de saúde primários, investiu numa profissional também reconhecida, com experiência no terreno, já que Perpétua Ramos tem sido a responsável pelos centros de saúde do agrupamento da zona oeste da ilha..

A direção clínica continuará confiada ao médico João Manuel Rodrigues, uma nomeação feita no curto consulado de Manuel Brito. Médico especialista em cirurgia cárdio-toráxica, o diretor clínico cultiva um estilo low profile e é bem visto pelos seus pares.

A enfermeira-chefe do SESARAM, Maria Luísa Baeta, especialista em enfermagem médico-cirúrgica, também deverá continuar no lugar, segundo fontes hospitalares.

No que toca ao conselho de administração do SESARAM, o FN apurou que o secretário da Saúde poderá mudar a presidente Lígia Correia, mas ainda não se conhece o nome que presidirá a este órgão de gestão. Uma coisa é certa: os médicos consideram que deveriam ter um interlocutor da sua área no topo da hierarquia hospitalar, ou seja, alguém formado em medicina que possa dialogar ao mesmo nível com os demais colegas e não um gestor ou economicista. Recorde-se que, a atual presidente é formada em gestão e esteve ligada aos portos e à cooperativa de banana-GESBA.Lurdes Correia tem como vogais Rui Alves e Susana Rebelo Freitas.

Sabe-se que o jurista Pedro Gouveia – dado inicialmente para integrar a direção do Instituto de Emprego da Madeira – é também uma escolha de Faria Nunes para vogal do conselho de administração da mudança.

O casal Amaro, Hugo Amaro e mulher, continua a coordenar o gabinete jurídico do SESARAM.

Imagem retirada da página pessoal do facebook
O secretário Faria Nunes quer credibilizar a saúde e trabalhar com técnicos com provas dadas.

 

Nos últimos dias, o médico Faria Nunes tem-se desdobrado em reuniões e contactos no sentido de procurar dar um rumo sólido à saúde na Madeira, mantendo as linhas estruturantes definidas para o setor pelo seu antecessor. Não obstante, e dada a existência de alguns atritos criados ao longo do desempenho de algumas funções, Faria Nunes quererá limar arestas, pelo que já procedeu a algumas mudanças internas e outras se seguirão.

O FN apurou ainda que já foram convidados alguns nomes para a presidência do conselho de administração do SESARAM e que terão declinado o convite porque não se quererão comprometer com um lugar numa altura em que a saúde atravessa um período de instabilidade. Mas fontes ligadas a Faria Nunes desmentem que tenha havido médicos a rejeitar o convite.