Porto Santo lotado de turismo com Lobo Marinho a duplicar as viagens

SONY DSC
Fotos RUI MAROTE.

Por volta da meia noite de ontem, o Lobo Marinho completava, no porto do Funchal, a segunda viagem diária de regresso do Porto Santo. A bordo do ferry da Porto Santo Line, centenas de passageiros que regressavam de umas férias relaxantes na Ilha Dourada, como documentam as imagens captadas pelo repórter fotográfico Rui Marote. Apesar do avançado da hora, o sorriso após a viagem segura e as férias que terão valido a pena.

O familiar ferry era aguardado pacientemente pelos familiares até que, com a elegância e discrição habituais, encosta ao porto e deixa em terra centenas de passageiros. Depois, a azáfama habitual de gente, viaturas que saem do Lobo Marinho e manobras intermináveis de viaturas até ao escoamento do tráfego.

SONY DSC

As imagens mostram como está a ocupação no Porto Santo. Agentes de viagens e responsáveis turísticos no Porto Santo asseguram-nos que a ocupação é excelente. Apesar de não ser uma oferta de férias barata, a opção pela ilha vizinha é sempre a melhor alternativa para o merecido descanso, em comunhão com uma praia única e encantadora.

Este “boom” de ocupação leva-nos a pensar que o comércio local está a aproveitar bem a enchente de turistas, após longos meses de solidão e de isolamento. É bem verdade, dizem-nos. O pacote “barco + hotel” é a opção principal de madeirenses e turistas, seguindo-se a opção por residências particulares.

Mas há outro facto a merecer reflexão: parte dos turistas faz as suas férias como uma bracelete no braço, no regime do “tudo incluído”, ou sejam, passam os dias de férias nos hotéis, onde têm as despesas todas pagas. Uma opção de famílias que não movimenta como deveria a economia local já que os gastos são concentrados maioritariamente nas unidades hoteleiras, nomeadamente do Pestana e Vila Baleira.

SONY DSC

SONY DSC

Ainda assim, este verão está a agradar os agentes que investem no Porto Santo que poderão, até outubro, recuperar da crise que tem marcado aquele destino.