Três músicos portugueses de destaque na Semana Gastronómica de Machico

 

João Pedro Pais: jovem talento
João Pedro Pais: jovem talento

 

De acordo com uma notícia veiculada pela Rádio Zarco, os 30 anos da Semana Gastronómica de Machico serão assinalados com a presença de três notáveis nomes da música portuguesa: João Pedro Pais, Júlio Pereira e Jorge Fernando. Aquela que é a maior mostra gastronómica da Madeira decorrerá entre os dias 31 de Julho e 9 de Agosto.

Nascido e criado em Lisboa, João Pedro Pais sempre teve interesse pela música, já herdado de seus avós. Em 1997 lançou pela primeira vez um seu álbum de originais, ‘Segredos’, desde logo um sucesso. Anos mais tarde, com vários álbuns lançados e muitas actuações ao vivo de norte a sul do país, com passagem pelas ilhas – incluindo a actuação no primeiro Rock in Rio Lisboa, lado a lado com nomes grandes da música – e várias colaborações feitas com nomes de destaque da música nacional, como Jorge Palma, Mafalda Veiga ou Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, João Pedro Pais é sem dúvida um dos mais conhecidos artistas da pop/rock portuguesa.

julio_pereira

Júlio Pereira, por outro lado, é um dos mais respeitáveis intérpretes de cavaquinho, esse instrumento bem português.

Nascido em 1953, cultivou uma música na qual assumem destaque especial os instrumentos tradicionais portugueses, como o cavaquinho e a viola braguesa. Isto apesar de ter começado a sua carreira como músico rock, nos grupos Petrus Castrus e Xarhanga.

Tem no seu currículo colaborações com músicos de grande destaque como The Chieftains, Pete Seeger, José Afonso, Kepa Junkera, Carlos do Carmo, Chico Buarque ou Sara Tavares.
Já lançou cerca de duas dezenas de discos de sua autoria e colaborou em gravações efectuadas por múltiplos outros artistas.

jorge_fernando

Finalmente, Jorge Fernando é um músico e produtor português e um dos compositores mais cantados da música lusa. É autor de canções como “Boa noite solidão”, “Búzios”, “Quem vai ao fado” ou “Chuva”. Bons motivos para marcar presença na Semana Gastronómica de Machico – além da comida, claro.