Programa “Atlântida” vai aos Estados Unidos

(Foto RTP-M)

A equipa da RTP-Madeira que realiza o “Atlântida”, o programa de televisão vocacionado para o público da diáspora, vai estar no final do mês de julho e princípio de agosto, nos Estados Unidos da América, a convite da comunidade madeirense radicada em New Bedford. Trata-se da segunda emissão fora de portas, este ano, depois da Austrália em janeiro passado.

O programa, produzido quinzenalmente na Região em alternância com a RTP-Açores, estará em gravações, entre 29 de julho e 6 de agosto, em algumas cidades do estado do Massachusetts, onde se encontra a residir uma significativa comunidade madeirense, aproveitando a estadia para dar a conhecer a realidade dos nossos conterrâneos em terras do “Tio Sam” e estreitar assim os laços das várias gerações de luso descendentes com a Região, as mais novas já nascidas em território norte-americano.

O convite partiu dos próprios emigrantes, tal como aconteceu no início deste ano, quando a equipa da RTP-M esteve duas semanas na Austrália.

Durante oito dias, serão realizadas reportagens em Boston, a capital do estado, e New Bedford. Nesta cidade, a equipa da RTP-M vai cobrir a Festa do Santíssimo Sacramento, durante o fim de semana de 31 de julho a 2 de agosto. Trata-se da maior celebração nacional fora do território português, juntando milhares de emigrantes portugueses naquela cidade.

Os ouvintes da Antena 1 terão ainda a oportunidade de acompanhar estas festividades em direto através do programa “Abraço da Madeira”, no domingo (2 de agosto).

A equipa tem ainda previstos contactos com emigrantes em Providence e na ilha de Martha’s Vineyard.

A emissão do “Atlântida”, com conteúdos recolhidos nos EUA, acontecerá a 15 de agosto, sábado, sendo igualmente transmitida na RTP-Internacional. Terá como apresentador Duarte Rebolo. A realização estará a cargo de Paulo Gouveia e a produção será de Ângela Morna.

O Funchal Notícias apurou que está a ser equacionada uma nova deslocação da equipa da RTP-M a um país da América Latina, no decurso de 2016, para produção de conteúdos relacionados com a emigração madeirense.

Recorde-se que o “Atlântida” vai para o ar todos os sábados, numa emissão semanal produzida alternadamente pela RTP-Madeira e RTP-Açores, sendo um programa de televisão em formato “Talk Show” onde se promovem a cultura, as tradições e a atualidade de cada uma das regiões autónomas.