Do social do ‘jet-set’ à… problemática social

pobre1

Foi mais ou menos à mesma hora a que o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e distinta esposa desfrutavam do calor dos holofotes e do conforto da companhia de expoentes sociais como José Castelo Branco na badaladíssima cerimónia dos Globos de Ouro da SIC, que colhemos este instantâneo de uma outra realidade social.

E, coincidência das coincidências, a imagem foi colhida mesmo em frente à Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, que actualmente, no Funchal, agrega também os serviços da Secretaria Regional da Saúde.

Não é por nada. Até é giro termos um presidente que cai no goto da imprensa cor-de-rosa, e que aprecia todo o charme do chamado ‘jet-set’, e da vida social.

pobre2

 

É só que imagens como esta servem para lembrar o pessoal que trabalha dentro das instalações que se vêem na foto, de que nem tudo são confortáveis gabinetes em edifícios recuperados, com entradas com pedrinha calcetada para os novos governantes calcarem com os seus pés delicados; nem tudo são holofotes e o seu seu calor; há um outro ‘social’ e uma outra realidade. Feita de problemas sociais, como solidão, miséria e desemprego, e de problemas de saúde, como alcoolismo e distúrbios mentais. E esse mundo tem muito menos ‘glamour’ do que o outro.

E já agora, de que eles estão aqui para trabalhar a ver se acabam com estes problemas nesta Região depauperada por sucessivos governos do seu partido.