Desemprego na Alemanha

alemanha

Lília Castanha

A Alemanha constitui exceção à regra quando se fala de desemprego na Europa. Os seus países vizinhos, França e Itália, por exemplo, têm uma taxa de desemprego bem superior. Em Fevereiro a taxa de desemprego em Itália era de 12,7%, na Alemanha 6,5%, descendo ligeiramente para 6,4% em Março, o nível mais baixo desde a reunificação do país em 1990.

dia-do-trabalhador1

Mas mesmo numa economia saudável o desemprego surge, como no caso dos centros de emprego alemães, que pretendem suprimir 17.000 postos de trabalho dos atuais 95.000, até 2019.
Na Alemanha só recebe subsídio de desemprego se esteve empregado nos 12 meses anteriores. Senão, ainda há a possibilidade de se candidatar ao “Arbeitslosengeld II”, que distribui pagamentos sociais a pessoas que não têm rendimento e não conseguem trabalhar para o seu sustento.
Desde que paguem os seus impostos, os trabalhadores com filhos têm direito a abono familiar. Esta ajuda é dada até os filhos completarem 18 anos de idade, podendo ir até os 25 anos se os jovens continuarem a estudar. Pelos primeiros dois filhos um casal recebe 184 euros mensais por cada um, 190 euros pelo terceiro e 215 euros por cada um dos restantes.
A idade da reforma na Alemanha neste momento situa-se nos 65 anos, mas caso o trabalhador tenha 45 anos de descontos, poderá se reformar aos 63 anos com a pensão completa. A Alemanha prevê aumentar a idade da reforma até os 67 anos até 2029.
A senhora Kapp vem à Madeira há cerca de 20 anos e reformou-se antes dos 65 com uma penalização.Trabalhava num tribunal como escriturária e diz que já na altura procuravam reduzir postos de trabalho, ficando os que permaneciam sobrecarregados. Tem um familiar que é engenheiro e trabalha para uma firma de impressoras. A situação na firma é instável já que tem vindo a despedir pessoal gradualmente, tendo anunciado há pouco tempo que iriam dispensar mais 10 trabalhadores, ficando preocupada com a situação do seu familiar que já tem 54 anos. Por outro lado, tem outro parente que saiu de um trabalho mas encontrou outro pouco tempo depois.

alemanha3