Recuperados 13 dos 18 corpos desaparecidos no Evereste

 

Fabíola de Sousa

Foto: youreporter.i
Foto: youreporter.it

Três dias depois do violento terramoto que atingiu o Nepal provocando já mais 4000 mortos, as equipas de resgate conseguiram recuperar 13 dos 18 corpos no Monte Evereste na sequência das avalanches causadas pelo terramoto.

Segundo informações avançadas pelas agências de noticias e sites internacionais 13 dos corpos resgatados são de nove nepaleses, dois norte-americanos, um australiano e um chinês. Ainda segundo  os últimos dados do Centro Nacional de Operação de Emergência do Nepal, 18 pessoas perderam a vida na montanha mais alta do mundo, apesar de inicialmente as autoridades terem dado conta de um total de 22 mortos. Pelo menos 61 montanhistas ficaram feridos.

As equipas continuam a procurar os corpos de cinco pessoas, enquanto os restos mortais dos nove nepaleses foram entregues aos seus familiares, disse o Centro de Emergência através do Twitter.

As operações de resgate prosseguem, apesar do mau tempo. Seis helicópteros estão em pontos próximos do Evereste. Lamentavelmente o  número de mortos no terramoto de magnitude 7,8 graus que abalou no sábado o Nepal ascende já a 4.349, segundo o último balanço oficial divulgado hoje pelas autoridades do país. O número de feridos subiu para 8.517.