Francisco Franco participa em programa que junta meio milhão de jovens

esff

Quarenta e dois alunos da Escola Secundária de Francisco Franco participam entre segunda-feira e hoje no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), desenvolvido pela OCDE, que envolve mais de meio milhão de jovens, representando países de todo o mundo.

Este programa, que avalia alunos com 15 anos de idade, pretende verificar até que ponto estes estudantes conseguem mobilizar as suas competências de leitura, matemática ou ciências na resolução de situações relacionadas com a realidade quotidiana. Trata-se, portanto, de uma avaliação da literacia em leitura, matemática e ciências.

Os estudos do PISA ocorrem em ciclos de três anos. Em cada ciclo PISA é selecionada uma das três áreas avaliadas (leitura, matemática, ciências) como domínio principal. Em 2000, ano em que os testes foram aplicados pela primeira vez, o domínio principal foi a leitura, domínio novamente avaliado em 2009. Em 2003 e em 2012 foi seleccionada a matemática e, em 2006, as ciências. Em 2015, seguindo a rotatividade, o domínio principal a que os alunos são sujeitos é ciências.