Campanha do “Laço Azul”

santa cruz

A Câmara Municipal de Santa Cruz e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Santa Cruz associaram-se ao Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância, assinalado durante o mês de Abril, através da Campanha do “Laço Azul”.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Como forma de assinalar o mês da prevenção dos maus-tratos vão ser organizadas diversas actividades, conforme o programa abaixo:

 – A primeira actividade, vai decorrer amanha, dia 17 de abril, pelas 11h00, no Jardim Municipal de Santa Cruz(junto à Santa Casa da Misericórdia), associando-se às comemorações da Festa Flor, criação de um JARDIM DA PAZ, concentração cerca de 400 crianças, em que cada uma coloca uma flor como forma de uma mensagem de esperança pelos mais pequenos.

As restantes actividades serão efectuadas, em parceria com o Centro Comunitário da Nogueira, assim como com as escolas básicas do 2º, 3º Ciclos e Secundárias do Concelho:

  

Dia 21 de Abril – Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço

Programa:

15:10 – Sessão de abertura

15:20 – Maus-Tratos na Infância Dr.º Carlos Mendonça (Psicólogo Clínico)

15:50 – Peça de Teatro dinamizada pelo Centro Comunitário da Nogueira – Não desistas…acredita”

16:10 – Diálogo e Debate sobre o tema

Dia 22 de Abril – Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

Programa:

15:10 – Sessão de abertura

15:20 – Maus-Tratos na Infância – Edgar Castro (Comandante da Esquadra da PSP de Santa Cruz)

15:50 – Peça de Teatro dinamizada pelo Centro Comunitário da Nogueira “Não desistas…acredita”

16:10 – Diálogo e Debate sobre o tema.

Dia 24 de Abril – Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior

Programa:

14:00 – Sessão de abertura

14:10 – Maus-Tratos na Infância – Dr. José Luís Nunes (Médico Pediatra)

14:35 – Peça de Teatro dinamizada pelo Centro Comunitário da Nogueira “Não desistas…acredita”

14:50 – Diálogo e Debate sobre o tema