S.D.M. promove MAR em Espanha

Imagem retirada do site http://www.ibc-madeira.com/
Imagem retirada do site http://www.ibc-madeira.com/

Entre os dias 23 e 27 de Março, a S.D.M. vai realizar em Espanha uma nova acção promocional, com um programa de actividades particularmente focado no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR).

Trata-se de uma deslocação que decorrerá em quadro de grande expectativa, quer pelo facto do MAR continuar a apresentar fortes sinais de vitalidade quer porque muito recentemente foi tornado público o acordo estabelecido para o Regime IV do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), ambos sinais muito positivos para os mercados internacionais.

A este propósito, refira-se que a S.D.M. tem estado a preparar o seu plano de acção global para a promoção do CINM para prosseguir ao longo de 2015, dando cumprimento e continuidade à sua missão de promover o Centro Internacional de Negócios da Madeira.

Quanto à actividade que terá lugar em Espanha, nas cidades de Madrid e Barcelona, a S.D.M., representada por Roy Garibaldi e Carlos Rodrigues dos Santos, desenvolverá um programa de contactos que consiste num amplo conjunto de reuniões de trabalho com armadores, escritórios de advogados e consultores na área do shipping.

De notar que Espanha é um dos mercados europeus mais significativos para este sector do CINM. Historicamente, foi inclusive o primeiro mercado fora de Portugal onde o MAR se afirmou, como confirma a relação de 20 anos que alguns armadores espanhóis mantêm com a Madeira.

O Registo Internacional de Navios da Madeira, assinalou em 2014 uma das evoluções mais positivas desde a sua criação há 25 anos. Efectivamente, em Dezembro de 2014, estavam registados no MAR um total de 325 embarcações, 222 das quais navios de comércio. Para além do aumento substancial da arqueação bruta para os 4.410.833 de toneladas, de notar também a descida da idade média dos navios do MAR para os 13,1 anos, praticamente dois anos abaixo da média europeia.

No próximo mês de Abril, o MAR estará novamente em evidência na Escandinávia, mais precisamente nas cidades de Oslo e de Copenhaga, em dois eventos que contarão com a participação e apoio dos respectivos Embaixadores de Portugal.