Acções formativas do Vinho Madeira na Europa

Imagem do site do Instituto do Vinho Madeira
Imagem do site do Instituto do Vinho Madeira

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. (IVBAM) em conjunto com cinco empresas exportadoras de Vinho Madeira – Henriques & Henriques; Justino´s Madeira Wines; H.M. Borges; Pereira de Oliveira e Vinhos Barbeito – irá realizar, entre março e abril, dezasseis ações formativas/educacionais, distribuídas pelos três principais mercados de exportação europeus do Vinho Madeira: França, Alemanha e Reino Unido.

O público-alvo destas ações será constituído por alunos de escolas hoteleiras/vínicas, sommeliers, membros de clubes de vinhos e outras associações de reconhecido interesse para o setor vínico. Tendo como objetivo principal informar prescritores e futuros prescritores sobre o Vinho Madeira definindo as suas características, potencialidades e formas de consumo.

Cada ação/workshops terá a duração mínima de 90 minutos onde serão abordados os seguintes conteúdos:

  1. Caraterização da Região Vitícola e da Região Demarcada da Madeira;
  2. Breve resenha histórica do Vinho Madeira
  3. Métodos de Produção e Envelhecimento do Vinho Madeira
  4. Definição e caraterização dos diferentes tipos de Vinho Madeira
  5. Formas de consumo, versatilidade e potencialidade do Vinho Madeira para harmonizações com a gastronomia.

Os workshops incluirão ainda provas comentadas de Vinhos Madeira dos cinco produtores de Vinho Madeira envolvidos nestas ações.

Paris foi a cidade eleita para o início das ações, onde nos dias 11 e 12 de março serão realizadas ações dirigidas à conceituada escola Le Cordon Bleu, e às reputadas Associações de Wine& Spirit Education Trust Paris e Association des Sommelieres de Paris.

Os dias 30 e 31 de março serão dedicados à cidade de Londres e dirigidos às seguintes relevantes associações: Master Sommelier Court; Academy of Food & Wine Service; International Wine & Food Society e Wine& Spirit Education Trust.

E por ultimo, nos dias 13 e 14 de Abril estão  programadas ações para Berlim e Hamburgo dirigidas a sommeliers e profissionais de reputados restaurantes e hotéis daquelas cidades.

De referir que estas ações educacionais contarão com a presença do conceituado crítico de vinhos português, Rui Falcão, e com a prestigiada Master of Wine Sarah Evans como oradores.

A aposta promocional nestes mercados europeus prende-se com a importância destes mercados em termos de exportações do Vinho Madeira, sendo que estes três mercados ocupam os lugares cimeiros da tabela de exportações do Vinho Madeira, tendo um peso de

36% no valor total, o que equivaleu, em 2014, a um volume de negócio de cerca de 6.505.836 euros

A realização destas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.