Governo declara M-ITI instituição de utilidade pública

Foto retirada do site http://www.m-iti.org/
Foto retirada do site http://www.m-iti.org/

O Conselho do Governo reunido a 12 de Fevereiro de 2015, resolveu declarar de utilidade pública a Associação “M-ITI -Madeira Interactive Technologies Institute”, com sede no Pólo Cientifico e Tecnológico da Madeira, Caminho da Penteada, piso – 2, freguesia de Santo António, município do Funchal.

A resolução hoje publicada no JORAM diz que a Associação M-ITI “presta e desenvolve actividades de utilidade pública, através da investigação e desenvolvimento no domínio da interação humano -computador na Região Autónoma da Madeira” e “organiza e desenvolve as suas atividades, sem fins lucrativos, em prol de toda a Região”.

Mais justifica a declaração de utilidade pública com o facto da M-ITI criar e apoiar “iniciativas de formação avançada de recursos humanos e presta serviços do mesmo domínio, cooperando com instituições do ensino superior e instituições de investigação, na área de interação humano -computador, nomeadamente com o Pólo Científico e Tecnológico -Madeira Tecnopolo, SA” além de “gerir e coordenar cursos de formação avançada da Universidade da Madeira”.

Acresce, justifica-se, que a M-ITI “tem cooperado com as mais diversas entidades e com a administração regional, nomeadamente com empresas públicas regionais e institutos públicos”.

O M-ITI é um Instituto de inovação, tal como definido pelos estatutos da Universidade da Madeira que, estabeleceu como um associado independente, sem fins lucrativos, organizado pela P&D, cujos membros fundadores são a Universidade da Madeira, Madeira Tecnopolo SA e Carnegie Mellon University.

O M-ITI opera no domínio interdisciplinar da interação Homem-computador encapsulando contribuições da ciência da computação, psicologia e design, a fim de abordar/envolver-se em importantes desafios científicos e tecnológicos que são relevantes para a sociedade e têm um impacto económico significativo.

O trabalho do Instituto concentra-se, principalmente, em inovação nas áreas de ciência da computação, interação Homem-computador e tecnologia de entretenimento.

Desde 2011, o M-ITI faz parte do LARSyS, uma associação de seis unidades de I & D com base em quatro universidades portuguesas: Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Universidade dos Açores e a Universidade da Madeira.

A missão do M-ITI, é aumentar a compreensão da experiência humana e das tecnologias interactivas, através da pesquisa básica, o que é inovador e susceptível para manifestar necessidades do Mundo real, precisando usar a colaboração multidisciplinar das variadas perspectivas.

A visão é criar um centro de influência e internacionalmente reconhecido de excelência para pesquisa e educação em tecnologias interactivas e avançar o desenvolvimento estratégico da Universidade e da região da Madeira, através de soluções e abordagens com impacto económico e significado científico.

Na busca dessa visão, esforçam-se para construir colaborações e parcerias nacionais e internacionais com o comércio e a indústria, bem como, com outras instituições de pesquisa e educacionais. Buscam desenvolver sinergias criativas entre a educação e a pesquisa desenvolvendo o exploratório prático, permanecendo firmemente ancorada na realização e no praticável.