Porto, a nova Coimbra

Paulo Matos
Estudante de Direito da FDUP

porto005

Outrora cidade dos estudantes por excelência, Coimbra, na atualidade, vê o seu estatuto ameaçado pelo crescimento e dinamismo das universidades da cidade Invicta. No limiar entre pequena e grande cidade, aparece o Porto, com a habitual hospitalidade dos seus cidadãos, a albergar sessenta mil estudantes universitários. Aliado ao facto de possuir as melhores faculdades do país, conta com a existência concomitante de um ambiente cultural e boémio. A sucessiva aposta da Câmara Municipal nas artes dá a aparente ilusão de ser uma característica intrínseca da cidade. São raros os dias em que a agenda cultural está vazia, música ao vivo, exposições de caráter geral, festivais de cinema e de teatro em locais históricos como o Coliseu, Teatro Municipal Rivoli, Teatro Sá da Bandeira e mesmo em locais improváveis como a Estação de São Bento e na própria Avenida dos Aliados.

porto001

No que diz respeito à vida noturna, o Porto apresenta opções múltiplas e diversificadas, sendo o principal palco da noite portuense a Rua Galeria de Paris e área circundante, onde é possível encontrar diversos tipos de bares e discotecas, alguns com temáticas mais retro, outros contemporâneos e ainda, os preferidos dos estudantes, com bebidas a custo muito acessível.

porto004

A famosa gastronomia portuense não foge às expetativas. Espalhados ao longo da cidade, existem vários restaurantes típicos, com refeições servidas em doses tendencialmente avantajadas e de preços reduzidos. Embora com custos ligeiramente superiores, aparecem os restaurantes de cozinha tradicional Capa Negra II e Santiago F como simplesmente imperdíveis. Ainda tendo em conta que a capital do Norte é uma cidade relativamente multiétnica, grande é a variedade de restauração internacional como japonesa, indiana, mexicana ou turca.

porto002

Excetuando o clima frio, húmido e chuvoso o Porto apresenta o habitat perfeito para o desenvolvimento pessoal e mental dos jovens estudantes.