D. Teodoro apresenta pinturas na Igreja de São Brás

 

teodoro de fariaD. Teodoro de Faria, bispo emérito da Diocese do Funchal, apresentará hoje, na Igreja do Arco da Calheta, as pinturas que foram recentemente restauradas, abordando aspectos históricos e temáticos.

A intervenção, marcada para as 18h30, contará com a presença de paroquianos e entidades convidadas, nomeadamente patrocinadores do restauro, seguindo-se a celebração da eucaristia, que será presidida por D. Teodoro.

“É um momento de alegria e de conquista, atendendo a que o processo não foi fácil”, comenta a propósito o padre João Carlos Gouveia, pároco da freguesia. Relembrou também a importância da exposição comemorativa dos 500 anos da Diocese do Funchal, que decorreu no Museu de Arte Sacra, pelo impulso que deu no sentido do restauro de algumas obras, constituindo um ponto de partida para que outras fossem intervencionadas.

As pinturas alvo de intervenção datam século XVI, XVIII e XX. O núcleo mais antigo é composto por seis tábuas: São Brás e os doadores, Ressurreição, Descida da Cruz, Apresentação do Menino Jesus no Templo, São Tiago Maior e Santa Catarina, cuja autoria é atribuída ao Mestre de Abrantes, identificado por alguns historiadores como Cristovão Lopes, pintor régio. Amanhã, dia de São Brás, a eucaristia realiza-se pelas 15 horas e será presidida pelo bispo do Funchal, D. António Carrilho, seguindo-se a procissão em honra do padroeiro.