Rui Marote
A Rua Fernão de Ornelas engalanou-se para comemorar os Santos Populares, colocando “lixo” dependurado nas árvores. Estas decorações nada têm a ver com a quadra dos santos populares. O plástico é o material exposto, que o mundo está a combater mas sem solução aparente… Hoje qualquer comerciante está proibido de fornecer materiais plásticos gratuitamente, sendo aplicada uma taxa a reverter para a preservação do ambiente. Mas a Fernão Ornelas exibe o plástico numa decoração paupérrima em que os balões de papel são substituídos por garrafões de água. Isto nada tem a ver com o São João ou o Santo António!
O jornalista autor deste artigo não é um bota-abaixo. Considera-se um privilegiado e um cidadão do mundo. E já viu muitas Chinatowns por esse mundo fora.
Tinha cinco anos e pela mão do meu pai percorri a Rua Fernão de Ornelas artéria aberta ao público nesse dia. Recordo vagamente os comentários e não esqueço o povo interrogando-se o porquê de uma rua tão larga! A artéria passou por diversas fases: trânsito nos dois sentidos, mais tarde num só, e hoje encerrado.
Era uma rua comercial e a mais movimentada do Funchal. Hoje é uma rua de restauração de cafés e esplanadas. À noite torna-se deserta e perigosa para quem circule, dada a proliferação de sem-abrigo e marginais.
Mas esta chamada de atenção tem a finalidade de alertar as mentes dos autarcas da Câmara e Junta de Freguesia. Não pretendemos desmoralizar.
Porém, tudo isto faz pensar. Enquanto a Coreia do Norte envia para a Coreia do Sul lixo transportado em balão, com más intenções, os madeirenses penduram aqui o lixo como material decorativo.
As tradições madeirenses estão a desaparecer. Isto não é nosso. Estamos a transformar as artérias funchalenses em autênticas Chinatown.
Aproveitamos para prestar uma homenagem à grande figura madeirense, a escultora Manuela Aranha, que decorava as Festas de Fim de Ano com quadros da nossa história. Recordo os carros de bois, carros de cesto, bonecas de massa, as nossas flores, em estruturas pesadas de ferro. Com os materiais que hoje existem, o que não faria Manuela Aranha…!!!
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.








