Inauguração de exposição natalícia no Núcleo Museológico “O Lyceu”

No dia 6 de dezembro, no Largo do Museu da Escola Secundária Jaime Moniz, foi inaugurada a exposição O Natal na Europa, o Sagrado e o Profano, proveniente do Universo de Memórias João Carlos Abreu, dando continuidade à parceria existente entre as duas instituições. Esta parceria tem como finalidade criar hábitos de consumo cultural entre a comunidade escolar e sensibilizar para o património cultural e artístico.

A mostra apresenta um conjunto de 23 peças alusivas ao Natal, santo e leigo. Em exposição encontram-se presépios de vários materiais, anjos, um carrocel, cavalos de brinquedo, gravatas com motivos de Natal, oriundos de vários países europeus. A acompanhar, uma árvore de Natal decorada com gravatas diversas, dando visibilidade a uma das maiores coleções do Universo de Memórias.

A inauguração foi iniciada pela coordenadora do Núcleo Museológico, Lília Castanha, seguindo-se as apresentações das docentes responsáveis do Clube Europeu, Hermenegilda Catanho e Carla Martins, e da coordenadora do Universo de Memórias, Sílvia Chícharo. Posteriormente, os presentes puderam assistir a um momento artístico. Como protagonistas, alguns alunos e alunas do 11º ano, que declamaram poemas de Natal e cantaram canções em várias línguas, encantando o público presente.

A inauguração contou igualmente com a presença de Patrícia Serrão, em representação do Europe Direct Madeira.

A cantina da escola colaborou também nesta celebração do “Natal na Europa” com um menu europeu de Natal, destinado aos alunos.

A exposição encontra-se patente ao público até o dia 15 de janeiro de 2024.