Sílvio Mendes
A festa de Nossa Senhora do Livramento irá ser celebrada no domingo 15 de outubro, na capela com aquela invocação, situada na freguesia da Ponta do Sol e principiará às 16 horas. Após a Eucaristia decorrerá a procissão.
A missa da vigília será celebrada no sábado, 14 de outubro às 20h30.
Na quinta-feira 12 de outubro às 12 horas no miradouro de São Tiago, nos Canhas, haverá convívio animado com música tradicional, ao que seguirá o cortejo das flores até à capela. As açucenas colhidas nas serras por populares serviram para ornamentar aquele templo.
Será celebrada a novena dos jovens na sexta-feira, 13 de outubro às 19h30.
O arraial terá atuações do conjunto Amigos da Música, no dia 13 às 21 horas, conjunto Galáxia no sábado, dia 4 às 21 horas e conjunto Banda Fixe no domino 15 de outubro às 18h45.
Esta é uma festa com muita tradição na Ponta do Sol e decorre numa capela que foi fundada no ano de 1656 por Diogo Ferreira de Mesquita e sua esposa D. Isabel de Meneses.
A festa que ali decorre no domingo a seguir ao dia 9 de outubro é sempre motivo de muita animação.
Nossa Senhora do Livramento é a padroeira das paróquias do Curral das Freiras, Achadas da Cruz e Livramento (na freguesia do Monte).
O título de Nossa Senhora do Livramento surgiu para recordar o livramento do fidalgo português Rodrigo Homem de Azevedo, preso pelo Duque de Alba, no século XVI.