Lourdes Castro é tema de congresso que começa amanhã

Lourdes Castro, pessoa discreta e que sempre evitou as grandes atenções, mesmo assim não se livra de ser o tema de um Congresso de Arte Contemporânea intitulado “In Memoriam”, promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

O congresso decorre entre amanhã, dia 3, e sexta-feira, dia 6 de Outubro.

“O evento, que tem lugar no auditório do MUDAS. Museu, é dedicado à memória de Lourdes Castro, evocando a vida e a obra desta artista maior do panorama da arte contemporânea portuguesa, nascida na Madeira e falecida em Janeiro de 2022.  A sessão solene de abertura está marcada para as 18 horas de amanhã e contará com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus”, informa a SRTC.

“O programa do congresso resulta de um convite direcionado a alguns dos principais especialistas e teóricos em matéria de estudos em arte contemporânea, história, história de arte, filosofia e estética, nacionais e regionais, entre outros profissionais dedicados a estas áreas, cabendo à organização deste encontro a estruturação e composição de painéis temáticos de acordo com os temas propostos, pelos preletores, para reflexão e análise. Refira-se, no encadeamento programático, as participações de Raquel Henriques da Silva, Paulo Pires do Vale, Delfim Sardo, Luís Crespo, Vera Fino, Tiago Monte Pegado, Catarina Mourão, Ana Filipa Candeias, Isabel Santa Clara, Rita Rodrigues, Carlos Valente, Helena Abreu, Paulo Olim, Guida Barreto, Martinho Mendes, Cecília Vieira de Freitas e Maurício Pestana Reis, com moderação a cargo de Ana Cristina Pereira”, acrescenta a SRTC.

O congresso realiza-se a par da exposição evocativa da sua obra e memória, “Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro” que o Museu de Arte Contemporânea da Madeira tem em cartaz, projecto que conta com a curadoria de Márcia de Sousa e que se propôs traçar um panorama transversal sobre a vida e obra de Lourdes Castro, sinalizando alguns momentos que marcaram o seu percurso pessoal e profissional. A mostra poderá ser visitada até 31 de Outubro.

Este congresso tem acesso gratuito ao público e as inscrições poderão ser efectuadas através do telefone: 291820900, pelo e-mail: mudas@madeira.gov.pt ou diretamente no link: : https://bit.ly/congresso-arte-contemp .