Nova viatura para pessoas com mobilidade reduzida na Ponta do Sol

A Câmara Municipal da Ponta do Sol adquiriu uma viatura de 9 lugares adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, num investimento na ordem dos 77 mil euros e que contou com uma percentagem financiada por fundos europeus através do PRODERAM 2020.

A recepção deste veículo decorreu na manhã de hoje, no Jardim Municipal da Ponta do Sol. Contou com uma demonstração das funções da viatura na presença dos responsáveis da Câmara e dos representantes da ADRAMA e do PRODERAM 2020.

Na ocasião, a presidente Célia Pessegueiro disse que “esta viatura vem dar resposta a uma necessidade do Município que, a partir de hoje, dispõe de uma carrinha devidamente preparada para transporte de pessoas em cadeira de rodas”.

“Até ao dia de hoje o Município foi adaptando o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, dentro dos meios de transporte que dispunha. A aquisição desta viatura é o virar de uma página muito importante no apoio à mobilidade reduzida no concelho da Ponta do Sol, onde fica assegurado o conforto e o bem-estar dos munícipes que utilizam cadeira de rodas”, sublinha a autarca.

Para além do serviço escolar, esta viatura terá outras valências como o transporte da população jovem e/ou idosa para iniciativas de atividade física, lúdica e culturais dentro e fora do concelho.

Este veículo com uma lotação de 9 lugares conta com um sistema de fixação para duas cadeiras de rodas, uma plataforma elevatória eléctrica e um degrau lateral elétrico automatizado.

Quando não há transporte de passageiros com cadeira de rodas, a viatura mantém a ocupação máxima de 9 lugares, informa-se.

A edil Célia Pessegueiro assegurou: “O nosso objectivo é continuar a renovar a frota do Município, com vista à melhoria do serviço prestado à população em todas as áreas que são da nossa competência. O bem-estar dos nossos munícipes está em primeiro lugar e todos os investimentos efetuados nesse sentido são fundamentais”.