O governante com a tutela da Economia, Rui Barreto, teceu hoje elogios à capacidade de liderança do actual presidente do Clube de Futebol Andorinha, Duarte Santos, pela sua iniciativa e proactividade, que permitiram que aquela instituição, através do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM), pudesse concretizar, agora, a substituição do sistema de iluminação existente.
Rui Barreto falava na cerimónia de assinatura do contrato-programa que permitirá concretizar o projecto aprovado pelo OPRAM. Recordou que foi no Andorinha que Cristiano Ronaldo – “o maior atleta de todos os tempos” – se iniciou no mundo do futebol e que esse facto pode e deve ser potenciado do ponto de vista do interesse turístico.
Para o secretário regional da Economia, a candidatura apresentada pelo Clube Futebol Andorinha revela o sentido de oportunidade do clube, que soube aproveitar este instrumento criado pelo Governo Regional para melhorar o sistema de iluminação do campo de futebol, salienta um comunicado.
Com o novo sistema, o Clube prevê uma redução do custo da factura da energia na ordem dos 70%, o que, segundo Rui Barreto, é uma poupança significativa, se tivermos em conta que, mensalmente, o Andorinha despende cerca de 750 euros para pagar a conta da electricidade.
Para além da poupança, adiantou ainda Barreto, o novo sistema de iluminação vai permitir, igualmente, uma maior eficácia, facultando ainda um maior aproveitamento dos campos para a prática desportiva no período nocturno.
Este investimento, realçou ainda Rui Barreto, de apenas 47 mil euros, é todavia uma intervenção de grande significado para o clube, porque representará uma poupança efectiva.
Disse ainda que o projecto tem não apenas um alcance desportivo, mas também uma dimensão social que é preciso zelar e fomentar, o que é de louvar pelo trabalho “extraordinário” que é feito, envolvendo perto de 740 atletas em mais de 10 modalidades.
Hoje, prosseguiu Rui Barreto, a Região dispõe de boas infraestruturas, não apenas na área desportiva, mas também na saúde, nas acessibilidades rodoviárias, nas redes digitais, segurança e temos, felizmente, muita a gente a reconhecer estas qualidades da Madeira e do Porto Santo, insistiu.
Por seu lado, o presidente do Clube Futebol Andorinha, Duarte Santos, frisou o espírito cooperante entre o clube e os organismos públicos com responsabilidade nesta área, o que tem permitido, conforme referiu, uma grande evolução no desporto da Região.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






