As equipas da CMF estão em “prontidão imediata” para as consequências da depressão “Óscar”, que afecta a RAM esta segunda e terça-feiras. Tendo em linha de consideração o aviso vermelho e laranja para o Funchal, o vereador Bruno Pereira, que detém o pelouro da Protecção Civil e Bombeiros, refere que a autarquia tem estado a preparar os dispositivos dos vários departamentos municipais.
Os Bombeiros Sapadores do Funchal têm quatro viaturas prontas e «carregadas com equipamento, para qualquer circunstância que venha a acontecer, nomeadamente bombas e equipamento de sapadores, para limpar sarjetas e linhas de água, que venham a ser entupidas.
Os departamentos de águas, habitação, espaços verdes, obras públicas e trânsito têm, por outro lado, o seu pessoal em prevenção máxima, para, caso suceda alguma coisa, “possam acudir e ir, rapidamente, para o terreno”.
“Há também um trabalho muito importante a ser feito, alerta, que é, precisamente, “evitar questões que possam complicar as situações meteorológicas”, como é o caso de não deixar materiais de construção civil na via pública (areias, cimento, terra, britas), situação que a autarquia procurou acautelar, especialmente, com entidades públicas com obras a decorrer, isto porque estes materiais pode entupir linhas de água e sarjetas, assegura a CMF.
A edilidade funchalense cancelou, por outro lado, os eventos que tinha previsto para hoje, como foi o caso do último dia da Semana do Ambiente, com actividades que envolviam crianças.