A Oficina de Teatro do Grupo PT-Madeira, estreia, a 26 de maio, às 21h, a sua mais recente produção teatral “Nunca Nada de Ninguém”, a partir de Luísa Costa Gomes, com direção artística assinada por Zé Abreu.
Além da estreia, serão apresentadas no Auditório Maestro João Victor Costa – Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, mais três sessões, a saber, dia 27 às 21h e dia 28 de maio, uma às 17h e outra às 19h. As reservas para o espetáculo devem ser feitas para o número 926 229 955.
Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora do Ensino Secundário até 2010 e trabalhou no programa Escritores nas Escolas. Traduziu livros e filmes e colaborou em vários jornais e revistas, programas de rádio e televisão.
Criou a revista de contos Ficções, que dirigiu e coordenou entre os anos 2000 a 2010.
É autora de vários romances, contos, crónicas e peças de teatro, com os quais conseguiu, ao longos dos anos, variadíssimos prémios literários, entre os quais se destaca, o Prémio D. Dinis, da Fundação da Casa de Mateus, em 1988, pelo seu primeiro romance O Pequeno Mundo.
Na peça “Nunca Nada de Ninguém”, composta num ambiente de hospício, interagem nove personagens femininas que falam das suas vidas, dos seus corpos, das opções, das lembranças, dos desejos, dos aborrecimentos e angústias que as atormentam, remetendo assim, para diversos problemas que são sempre atuais e que fazem parte da nossa sociedade.
Mulheres que precisam extravasar a dor que as incomoda. Recorrendo, por vezes. aos gestos e à mímica, para complementar os seus desabafos com frases curtas, incompletas, cortadas, surdas. É uma viagem desprendida, sem pudores, que tece uma reflexão crítica sobre nós próprios e a sociedade atual.
A Oficina do Clube PT – Madeira, surgiu em 2004, quando um grupo de associados do Clube, amantes do teatro, se uniram com o objetivo de formar um grupo de teatro, de maneira que, pudessem aprender mais sobre a nobre arte de representar. Desde a sua fundação já levaram à cena 12 produções teatrais.
O elenco desta nova produção teatral é constituído por Lucília Ferreira, Sara Severim, Ivone Flor, Lídia Gonçalves, Maria Rita, Lia Pêssego, Elisabete Rosa, Neli Sousa e Inês Perdigão. A operação de som está sob a responsabilidade de Miguel Abreu e o cartaz a cargo de Roberto Ramos.
Para este novo trabalho cénico, a Oficina de Teatro do Clube PT-Madeira conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional de Cultura e da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.