
“A Arte existe porque a vida não basta”. Foi com este panegírico à importância da dimensão artística, verbalizado por uma jovem aluna, que a Escola Secundária Jaime Moniz inaugurou, hoje, a 4.ª edição da Semana das Artes ESJM 2023, organizada pelo Grupo de Artes Visuais. Aliás, a partir das 9h45, no átrio do “Liceu”, as honras foram dadas à expressão artística através do Concurso de Ilustração para seriar os melhores trabalhos da chancela dos jovens estudantes.
Tendo por base o lema desta Semana – “Arte-Paixão-Vida” – , os jovens do “Liceu”, orientados pelos respetivos docentes, pretendem criar memórias duradouras, dando largas à paixão criadora e efusiva, deixando uma marca original no mundo. É este o principal desafio do evento que decorre na ESJM até 18 de maio.
A cerimónia de abertura contou com a presença do Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, da presidente do conselho executivo da ESJM, Ana Isabel Freitas, e da presidente da Cultura da CMF, Sandra Nóbrega, em representação do presidente da CMF.
A delegada disciplinar do grupo de Artes enalteceu o contributo dos alunos e docentes, no sentido de afirmar a importância das artes no panorama escolar, num repto à criatividade como forma de encarar o mundo, alimentado sempre com a paixão de ir mais longe.
Ana Isabel Freitas aproveitou o lema do evento para reiterar o facto de a ESJM ser “vida”. Efetivamente, salientou, “a afirmação desta vida faz-se na sala de aula, onde o saber se vai construindo, mas também nestes espaços abertos. A ESJM oferece uma multiplicidade de saberes através dos quais os alunos afirmam as suas diversas competências.” Nesta abertura da escola à comunidade, a presidente do CE anunciou que os estudantes vão participar na Feira Quinhentista, o que significa que os projetos não se ficam apenas na escola mas saem para a cidade.
Por seu turno, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia aplaudiu o mérito do evento e dos seus dinamizadores, mostrando-se satisfeito com o facto de “a escola criar as condições para os alunos desenvolverem um conjunto diversificado de competências para além do currículo clássico. À escola cabe preparar as novas gerações para exercitarem competências no futuro. Estes jovens estão, assim, a criar alicerces sólidos para os seus desempenhos sociais e profissionais”.
Após as formalidades da abertura do evento, foi inaugurada a Exposição “Arte – Expressão – Vida” – mostra de trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Artes Visuais, patente no Largo do Museu, em que estarão expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas disciplinas de Artes Visuais ao longo do presente ano letivo e que poderão ser apreciados pelo público em geral, e a comunidade escolar em particular, no largo do Núcleo Museológico da Escola.
Até ao dia 18 deste mês, na sala de conferências Dr. Jorge Moreira de Sousa, estão programadas conferências. Assim, no primeiro dia, o designer Luís Filipe Vasconcelos pronunciou-se sobre o “Percurso de um designer”, enquanto nos dias seguintes, respetivamente, será a vez do artista plástico Zeca Diogo e do escultor Duarte Encarnação falarem sobre “Arte pública”.
A Semana das Artes ESJM 2023 contempla ainda concursos de arte digital, diário gráfico, fotografia, ilustração, pintura e vídeo dirigidos, em alguns casos, a toda a Comunidade Escolar. Na quinta-feira feira, dia 18, pelas 15 :00, será efetuada a mostra de vídeos que foram submetidos a concurso na sala de conferências Dr. Jorge Moreira de Sousa. De seguida, serão atribuídos os troféus e diplomas aos vencedores dos diversos concursos, encerrando-se assim este evento.