Sofia Escobar, a internacionalmente aclamada cantora, vai juntar-se a um grupo de músicos da Associação Orquestra Clássica da madeira para um concerto inédito, no palco principal da Feira do Livro do Funchal.
O concerto está marcado para hoje, dia 27 de março, às 20 horas, e é um dos momentos musicais mais aguardados da Feira.
Assim, a Sofia Escobar juntar-se-á um coletivo musical composto por Anikó Garantia (piano), Olga Samara (violino), Andrei Ladeichikov (viola de arco), Ana Catanho (flauta), André Costa (clarinete), Romeu Curto (guitarra), László Szepesi (violoncelo) e André (percussão).
Para este concerto especial, sob a coordenação de László Szepesi, os arranjos de Luís Lopo, criou-se um alinhamento que revisita o universo do teatro musical, uma vez que, no dia 27 de março assinala-se o Dia Mundial do Teatro.
Sofia Escobar é uma das cantoras mais conhecidas em Portugal. Nasceu em 1981, em Guimarães, e no final do curso, no Conservatório do Porto, onde estudou canto clássico, decidiu arriscar tudo e pediu um empréstimo para poder estudar canto e representação na Guildhall School of Music and Drama, uma das mais conceituadas escolas de artes europeias. Mais tarde, conseguiu o papel de atriz suplente para a personagem principal de «O Fantasma da Ópera», peça de Lloyd Webber, onde assumiu o papel principal.
Ganhou o prémio para «Melhor Atriz num Musical» nos Whatsonstage Theatregoer’s Choice Awards e foi nomeada na mesma categoria nos Laurence Olivier Awards pela sua performance em West Side Story. Foi jurada do Got Talent Portugal entre 2015 e 2016. Atualmente divide a sua vida entre Londres, Madrid e Lisboa.