Albuquerque quer reforçar a Protecção Civil com drones para ajudar em acidentes nas levadas

foto facebook GR
O presidente do Governo Regional quer aumentar os equipamentos ao dispor da Protecção Civil madeirense, incluindo as corporações de bombeiros, com drones “com capacidade para avaliar, detectar e monitorizar sinistros em levadas e outros trilhos terrestres”.
Miguel Albuquerque produziu estas declarações no decurso de uma visita à exposição que assinala o Dia Mundial da Protecção Civil e que decorreu na Praça do Povo.
Na ocasião, assistiu a exercícios com alguns dos meios, relevando a aquisição recente, pela Região, de Veículo de Operação Remota (ROV), que é o primeiro existente no País e que permitirá fazer face, com maior eficácia e celeridade, “a qualquer acidente em túneis e também em espaços fechados, como por exemplo as garagens e parques de estacionamento subterrâneos”, conforme cita o GR na sua página na rede social facebook.
“Esta máquina tem a capacidade de entrar num túnel em caso de acidente, remover os obstáculos e atacar o fogo, com maior eficácia, sem colocar em causa a integridade física dos bombeiros e de outros operacionais. Foram 260 mil euros, mas é um bom investimento”, explicou. Trata-se de um veículo que “tem muita utilidade” e é adequado à Madeira, lembrando os cerca de 100 quilómetros de túneis e o amplo conjunto de parques subterrâneos que existem na Região.
Quanto mais meios e equipamentos, sublinha que a Região vai continuar a investir na área da Protecção Civil: “Temos já um conjunto de drones aéreos já com alguma eficácia, mas queremos melhorar essa capacidade, com inclusão de equipamentos que nos permitam a detecção e avaliação de um sinistro que ocorreu em qualquer parte da Região, por exemplo em levadas”.
O presidente do Governo Regional diz que esse tipo de meios é crucial para “se poder fazer uma intervenção mais precisa”.
“Temos mais de 1000 acidentes por ano nas levadas e isso impõe-nos a necessidade de termos meios de detecção do sinistro, que permitam às equipas de socorro deslocarem-se para o local com a logística e material mais adequado”, enfatizou.
Por outro lado, diz que serão ainda melhorados vários outros equipamentos. Por exemplo, é o próprio caso do ROV, que futuramente será dotado de infravermelhos.
O governante diz ainda ser propósito da Região continuar a melhorar a formação dos vários operacionais que integram o dispositivo de Protecção Civil da Madeira.
Nesta Exposição da Proteção Civil foram apresentados diversos meios alusivos às missões de Proteção Civil afetos a todas as forças integrantes, nomeadamente, Corpos de Bombeiros da RAM, Forças de Segurança, Forças Armadas, Autoridade Marítima, Serviço de Emergência Médica Regional, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Cruz Vermelha Portuguesa e SANAS, refere-se na página oficial do Governo.