Albuquerque visita esta segunda-feira a ETAR da Tabua

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita na segunda-feira, dia 13 de Fevereiro, pelas 15 horas, a obra de ampliação do Emissário da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Tabua.

Tendo em vista a melhoria do funcionamento do sistema de drenagem do concelho da Ribeira Brava e a melhoria no ambiente envolvente à ETAR, o Governo Regional, através da ARM, procedeu à construção da 2.ª fase do emissário da ETAR da Tabua, refere uma nota da Quinta Vigia.

Trata-se de um investimento de 1,6 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR.

Este investimento dá cumprimento ao estabelecido pelo GR e vem igualmente ao encontro dos anseios da população, assegura-se.

A obra começou em Julho de 2022 e foi concluída em inícios deste ano.

Em termos gerais, os trabalhos consistiram no prolongamento em 162 metros do emissário existente (tinha 90 metros), atingindo assim, actualmente, os 252 metros de extensão total.

A ampliação do emissário permite melhorar as condições de descarga das águas residuais, tratadas na ETAR da Tabua, no meio receptor, bem como ainda optimizar os objectivos de qualidade ambiental.

Em termos de benefícios, esta empreitada permitirá uma melhor qualidade da água do mar e do ambiente, em benefício da saúde pública e o bem-estar da população.

O projecto no seu global visou resolver os constrangimentos verificados nas condições de descarga do destino final das águas residuais da Ribeira Brava e no ambiente envolvente da instalação, em benefício da saúde pública e o bem-estar das populações locais, bem como da melhoria da qualidade ambiental do concelho, declara a Presidência do Governo.