A Direcção Regional de Saúde quer combater dependências dos mais diversos tipos. Daí o projecto “Estou online… e agora?”, que tem vindo a ser desenvolvido na RAM desde 2017 e consiste num conjunto de intervenções para responder às necessidades preventivas face à utilização problemática da internet. Os principais locais de intervenção são os contextos escolar, comunitário, familiar, laboral e desportivo.
No âmbito deste projecto, a Direção Regional da Saúde (DRS), através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, destaca as actividades que ocorreram ao longo desta semana no contexto escolar:
6 de Fevereiro – Acção de sensibilização dirigida a pais, encarregados de educação e docentes da Escola EB1/PE e Creche do Lombo da Guiné, no Arco da Calheta.
7 de Fevereiro – Acção de sensibilização dirigida a pais e encarregados de educação docentes da Escola Básica 2º e 3º Ciclos do Caniço.
8 de Fevereiro – Workshop dirigido a alunos da Escola Básica 2º e 3º Ciclos do Caniço e ação de sensibilização dirigida a pais e encarregados de educação da Escola de 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara De Lobos.
Os objectivos passaram por reflectir sobre as potencialidades e desafios da internet na vida das crianças e jovens, sensibilizar e prevenir a utilização abusiva da internet e informar acerca das consequências psicossociais das dependências sem substância.
A DRS salienta a importância da discussão sobre a temática dependência da internet e alerta para a importância de todos se envolverem no combate a este tipo de dependência.