Calado recomenda “consumo adequado” aos madeirenses

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, frisou a importância do Programa de Educação e Inclusão Financeira, uma acção realizada pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da Direcção Regional de Cidadania e Assuntos Sociais, que se integra na estratégia de inclusão financeira 23/25 da RAM e que hoje foi apresentada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O presidente da CMF realçou a importância de os consumidores da Região “consumirem bem e adequadamente”, sobretudo não esquecendo de adequarem o seu consumo aos recursos financeiros que têm. Ou seja: “Pode e deve haver consumo mas esse consumo deve ser de forma regrada”, concluiu.

O Programa de Educação e Inclusão Financeira foi apresentado, no dia 4 de Novembro de 2022, data em que a SRIC assinou um protocolo de cooperação para a promoção de formação financeira dos cidadãos da RAM, com o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (supervisores financeiros responsáveis pela implementação do Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025), que constituem parceiros de referência, assim como todos os Municípios da RAM, que prontamente acolheram esta iniciativa.

Este projeto assume forma através da dinamização de acções de sensibilização sobre literacia financeira em todas as Câmaras Municipais da RAM.