OCM já com lotação esgotada no concerto de fim-de-ano

A Orquestra Clássica da Madeira tem já esgotado o seu concerto de fim-de-ano 2022, em que o “tutti” será constituído por sessenta instrumentistas. A OCM será dirigida pelo maestro convidado Tibor Bogányi, contando com a participação, como solista, do pianista Gergely Bogányi.

O mesmo irá interpretar o Concerto para Piano nº 2 de Rachmaninov. O programa inclui também obras de Tchaikovsky, nomeadamente o IV Ato do seu famoso “Lago dos Cisnes” e para encerrar a abertura “Fantasia” de “Romeo e Julieta”.

A OCM salienta que o pianista Gergely Bogányi é habitualmente convidado para recitais nas melhores salas da Europa e do mundo e para actuar como solista com as melhores orquestras. Foi um dos pianistas mais jovens a ganhar o Prémio Kossuth, tornando-se num dos principais pianistas de sua geração.

Quanto ao maestro Tibor Bogányi, que pela terceira vez dirige a Orquestra Clássica da Madeira, além de ser desde 2011 Maestro Principal da Orquestra Filarmónica de Pannon da Hungria e desde 2018 na Pori Sinfonietta da Finlândia, tem desempenhado uma intensa cooperação com a Ópera Nacional Húngara, tendo dirigido várias estreias e aclamadas actuações do repertório operático, além de se apresentar regularmente no Festival de Salzburgo com a SAOS-Orchestra.

A reforçar o “tutti” a Orquestra contará com mais dezassete instrumentistas neste concerto, dos quais catorze são ex-alunos do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira, que actualmente frequentam o ensino superior. Alguns já estão no início das suas carreiras.

Os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório-Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala.

Por motivo de força maior (saúde), a solista Pallavi Mahidhara ficou impossibilitada de participar neste concerto. No entanto, o programa mantem-se conforme o inicialmente anunciado.

O programa é, detalhadamente, o seguinte:

Sergei Rachmaninov [1873 – 1943] – Piano Concerto Nº2, Op.18

Pyotr Ilyich Tchaikovsky [1840-1893] – Swan Lake / O Lago dos Cisnes – IV Ato

Pyotr Ilyich Tchaikovsky [1840-1893] – Romeo and Juliet, Fantasy Overture