SESARAM esclarece falta de medicamentos para a oncologia

Sobre a notícia veiculada, hoje, no Diário de Noticia da Madeira, tema medicamentos, o SESARAM informa que:

1. Existem 523 medicamentos para a área de Hemato-oncologia, no conjunto global de cerca de 2700 medicamentos que fazem parte da lista de medicamentos do SESARAM.

2. Destes 523, à data de hoje, 23 estão em trânsito para a Madeira.

3. Alguns ficaram condicionados pelas condições atmosféricas e pelos constrangimentos de transporte aéreo, desde a semana passada por causa do feriado, uma vez que a maioria exige rede frio.

4. Os medicamentos de dispensa hospitalar exclusiva, por determinação da legislação vigente, utilizados no tratamento do cancro da próstata, neste momento estão em trânsito com compromisso de entrega, quarta-feira(amanhã) ou quinta-feira. Os condicionamentos aéreos irão ditar a chegada dos medicamentos todos.

5. Os processos de aquisição de medicamentos obedecem, ao processo de contratação pública, o que constitui um processo moroso devido à necessidade de consultar aos vários laboratórios que disponibilizam o medicamento.

6. Acresce ainda informar que o aumento de consumos neste grupo de 23 identificados, deve-se ao maior numero de doentes que estão a ser apoiados com esta medicação. A média mensal do medicamento  Erleada – Apalutamida era de 372 comprimidos em 2021 e passou para 1740 comprimidos em 2022.