A CDU realizou uma acção política na freguesia de Santo António, no concelho do Funchal, onde foi colocado um marco sobre a história da destruição de meios de prevenção da criminalidade.
Nesta iniciativa da CDU, Edgar Silva recordou que “ali, no centro da freguesia de Santo António, existiu um posto da PSP. Já existiu bem antes, e foi reaberta até 2018 uma esquadra da PSP para garantir um policiamento de proximidade, para a promoção da segurança, paz e tranquilidade públicas e prevenção da criminalidade. Inesperadamente, os governantes desmantelaram aquele projecto e afastaram a PSP daquele trabalho de promoção de um ambiente de maior segurança pública”, referem os comunistas.
Como afirmou Edgar Silva, “a instituição policial poderia encontrar-se mais próxima da comunidade, procurando resolver e prevenir os crimes, assim como os demais problemas sociais em conjunto com a mesma. Mas, como a realidade o demonstra através da crescente insegurança experimentada pelas populações, erradas políticas impostas pelo PS e pelo PSD conduziram ao desmantelamento de meios fundamentais para a prevenção da criminalidade”.