A Câmara Municipal de Machico aprovou na reunião de câmara desta quinta-feira, dia 24 de Novembro, o projecto de Pedagogia Empreendedora “Piratas de Sonhos» direccionado para crianças que frequentam o pré escolar do Município. O projecto que conta com a participação do Departamento de Pedagogia e Empreendedorismo da Universidade Aberta, sob a coordenação do professor Jacinto Jardim e o apoio do académico José Eduardo Franco, contou apenas com os votos favoráveis do PS, sendo que o PSD optou por abster-se.
O Programa pretende promover uma cultura empreendedora junto das gerações mais novas e será desenvolvido ao longo das 12 sessões – cada uma com uma duração variável entre 60 a 90 minutos – onde serão trabalhadas as seguintes competências: curiosidade, persistência, originalidade, coragem, amizade, autocontrolo, autenticidade, humor, cooperação e gratidão, refere a Câmara.
O programa Piratas dos Sonhos “pretende associar o imaginário da infância à concretização de sonhos e de projectos inovadores. Nesse sentido, constitui um contributo para a promoção de uma cultura empreendedora sustentável. Este programa é composto por três partes: o livro Piratas dos Sonhos, destinado às crianças do pré-escolar (que conta com ilustrações da machiquense Rafaela Rodrigues); o livro Piratas dos Sonhos – Roteiro para Educadores e Monitores, destinado aos facilitadores do programa; e a acção de formação Pedagogia Empreendedora (com a duração de 50 horas validadas pelas Direcção Regional de Educação, para efeitos de progressão na carreira do pessoal docente), que visa desenvolver as competências para a sua implementação”.
No projecto estão envolvidas cerca de 244 crianças e 14 educadoras de infância.