Congresso do SPM encerra em clima de unidade e com força para combater o medo pela defesa dos direitos

A sessão de encerramento do 13.º Congresso do Sindicato dos Professores da Madeira realizou-se com a presença de Isabel Camarinha, coordenadora da CGTP-IN, Ireneu Barreto, Representante da República, Mário Nogueira, Secretário-geral da FENPROF, de Francisco Oliveira, Coordenador do SPM.
Segundo o SPM, “as intervenções realizadas enfatizaram a necessidade de combater o medo pela defesa dos direitos, promovendo a unidade na ação e a convergência de objetivos (Isabel Camarinha), a necessidade de fazermos uma história nova porque não basta que haja futuro, mas que é preciso que o caminho seja corrido em convergência e em unidade para lá chegarmos (Mário Nogueira), a relevância do papel do SPM no aperfeiçoamento da legislação regional e a valorização que faz da profissão docente (Ireneu Barreto)”.
A Francisco Oliveira coube fazer a intervenção final da sessão de Encerramento. Obviamente muito longe de poder tirar conclusões sobre o desenvolvimento dos trabalhos de dois dias, que acabaram, ainda, com uma assembleia geral estatutária, o Coordenador do SPM agradeceu as palavras do Representante da República que sabe não terem sido de circunstância. Realçou o contributo que cada um dos delegados deu para a grandeza deste Congresso e as comunicações de cada um dos intervenientes convidados. Agradeceu também a todos aqueles que conseguiram fazer deste Congresso um momento muito bem sucedido, fossem eles participantes, funcionários do SPM, outro pessoal técnico e equipa do Hotel Savoy.
Acabou o 13.º Congresso, mas começa agora um novo período de exigência e intervenção. Nesse sentido, o facto de a Moção de Orientação aprovada o ter sido por unanimidade é bem revelador da sintonia de posições e da grande unidade existente entre os docentes e investigadores da Madeira.