Mecanismos de apoio às empresas da CMF com procura “positiva”

A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Cristina Pedra, anunciou, ontem, que está a ser “positiva” a procura pelos programas de incentivo financeiro (Alavancar e Re-Abrir), mecanismos de apoio ao tecido empresarial criados pela autarquia do Funchal.

Durante a inauguração do cabeleireiro ‘The Vanity’, nas Rua das Dificuldades, Cristina Pedra referiu que o número de candidaturas ao Re-Abrir durante este mês duplicou face àquelas que entraram no mês de julho. Foram já aprovados 12 projectos.  A empresa inaugurada, este sábado, beneficiou deste apoio.

As candidaturas a fundo perdido para os novos incentivos financeiros, ambos com o montante de 250 mil euros cada, estão abertas desde o passado dia 28 de julho.

Após aprovados os projetos, os pagamentos são efectuados mediante o comprovativo do investimento feito.

Cristina Pedra sublinhou que desde que o actual executivo tomou posse foi assumido o compromisso “ que teríamos sempre apoio para a classe empresarial”. “ Nós acreditamos que é através da iniciativa privada que se criam muitos postos de trabalho e rendimento às famílias”, afirmou.

A Vice-presidente da CMF garantiu que esta é uma aposta deste executivo, liderado por Pedro Calado “para continuar até ao final do mandato em 2025”.

Após visitar a empresa, Cristina Pedra manifestou-se convicta que dada a envolvência, as boas instalações e a qualidade dos serviços, estão reunidas todas as condições para ser um projecto

“ganhador”. As empresárias assumiram que o apoio (Re-Abrir) dado pela autarquia  “foi determinante para a abertura do negócio, sem o qual seria muito difícil concretizar”.

Cristina Pedra aproveitou a ocasião para agradecer ao Balcão do Investidor e ao Departamento da Economia, todo o empenho na divulgação dos sistemas de apoio aos empresários.

O mecanismo de poio designado “Re-Abrir”, do qual beneficiou a empresa,  foi criado pela Câmara Municipal do Funchal, com o objetivo de incentivar os empresários a abrir o seu negócio pela primeira vez, como também, para quem teve a necessidade de encerrar (durante a pandemia) e quer retomar a atividade.

As candidaturas aos programas de incentivos financeiros criados pela autarquia podem ser efetuadas através do site www.funchal.pt, preencher o formulário eletrónico e submeter os documentos necessários para o email do Balcão do Investidor, balcao.investidor@funchal.pt.