ISAL assinalou Dia Mundial do Turismo com conferência 

O Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) celebrou a 27 de setembro a 42.ª edição do Dia Mundial do Turismo, este ano subordinado ao tema Rethinking Tourism.

O programa de celebrações do ISAL começou às 16h00 com uma visita guiada ao Museu de História Natural, com a presença de professores e alunos da área do Turismo.

A abertura das comemorações esteve a cargo da Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella, que destacou os objetivos delineados pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na definição desta temática. A 42.ª edição do Dia Mundial do Turismo pretende, portanto, repensar o futuro do sector, priorizando as pessoas e o planeta. Para tal, convida organismos públicos e privados a repensar as suas práticas e conta com a participação e o envolvimento das comunidades locais, no sentido de partilharem uma visão de um sector mais sustentável e inclusivo.

A conferência contou com um painel de especialistas na área do Turismo, que abordaram comportamentos turísticos, práticas e políticas ambientais. Cristina Abreu, Especialista em Ambiente pela Ordem dos Biólogos e pelo European Professional Biologists (ECBA), alertou para a necessidade de serem repensados os comportamentos turísticos nas áreas protegidas, destacando o papel que os turistas e as empresas desempenham na sustentabilidade do sector. Tiago Oliveira, especialista em Hotelaria e Restauração, debateu as políticas ambientais implementadas no ramo da hotelaria, seguindo-se a apresentação do caso concreto do Grupo Enotel Hotels & Resorts, apresentado por Mónica Camacho, membro da Direção do grupo hoteleiro. Por fim, Luz Silva, especialista em Turismo e Lazer, estabeleceu uma ligação entre o turismo de bem-estar e a prática de Slow Tourism, uma nova tendência que tem vindo a crescer no sector do turismo.