GR e Irmãs Hospitaleiras apoiaram através de parceria 889 crianças e jovens

Em 2021, o Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE), comparticipou o funcionamento da Unidade de Pedopsiquiatria de São Rafael (UPSR) em cerca de 243 mil euros. Trata-se de um apoio que surgiu no âmbito do acordo de cooperação existente, desde 2011, entre o Governo Regional e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF).

Segundo dados do relatório do movimento assistencial apresentados pela UPSR, ao longo de 2021 foram internadas/reinternadas nesta unidade 135 crianças e jovens, com uma média de idades que ronda os 15 anos. Desde a abertura da UPSR, em Setembro de 2011 e até Dezembro de 2021, já foram assistidas em regime de internamento/reinternamento 889 crianças e jovens da RAM.

A cooperação existente entre o Governo Regional da Madeira e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras reflete o compromisso assumido pelo Governo Regional no âmbito da promoção da saúde mental na RAM, através da prestação de cuidados e assistência de qualidade, ao mesmo tempo que disponibiliza uma resposta diferenciada aos doentes agudos na área da psiquiatria da infância e adolescência. A UPSR é uma das quatro unidades de internamento em pedopsiquiatria existentes em todo o país e conta com uma lotação de 10 camas, refere uma nota governamental.