Conferência “O Mar de Magalhães – 500 anos depois”

Uma nota da ALRAM dá conta de que a conferência “O Mar de Magalhães – 500 anos Depois” inicia-se pelas 10h30, do dia 23 de Setembro de 2022. Entre os convidados estão Thomas Dellinger, professor e investigador da Universidade da Madeira, e José Manuel Nuñes de la Fuente, antropólogo e historiador, que abordarão “o legado científico e cultural da Primeira Viagem de Circum-navegação”.

O debate prossegue sob a temática “o mar 500 anos depois: riscos e potencialidades”, estando confirmadas as visões de Rui Caldeira, director do Observatório Oceânico da Madeira, e de Francisco Andrade, investigador e professor da Universidade de Lisboa.

A necessidade de “proteger o Mar: Instrumentos de gestão do espaço marítimo” dá mote ao terceiro painel do dia com Mafalda Freitas, directora regional do Mar.

“As áreas marinhas protegidas da Madeira: o que foi feito e o que se pretende” é a temática a ser aprofundada por Manuel Biscoito, investigador do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, e de Manuel Filipe, presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da Madeira.

Entretanto, “O mar +perto” é o título da exposição de fotografia subaquática de autoria de Pedro Vasconcelos, mergulhador, fotógrafo, videógrafo e seleccionador nacional.

São 16 fotografias, de formato A1, que retratam a biodiversidade das espécies e as belezas subaquáticas do mar da Madeira e do Porto Santo, que vão ficar expostas na Assembleia Legislativa da Madeira, entre 23 de Setembro e 31 de Dezembro deste ano.

São imagens únicas que beneficiam da transparência e da grande visibilidade das águas da Região, que tornam o arquipélago um espaço único para a prática do mergulho, da fotografia e para a gravação de vídeo.

Há muito que Pedro Vasconcelos está ligado à fotografia subaquática. Além de promotor de campeonatos de fotografia, foi um dos impulsionadores e organizadores do Campeonato do Mundo de Fotografia Vídeo Subaquático, que decorreu o ano passado no Porto Santo, director do Campeonato Europeu de Fotografia e Vídeo Subaquático, que se realiza em outubro deste ano na Ilha da Madeira, e diretor do 1.º Madeira Underwater Photo and Video Open, que se realiza em simultâneo com o Campeonato Europeu, do próximo mês.

Pedro Vasconcelos nasceu na Madeira em março de 1977.

Como instrutor de mergulho tem cativado cada vez mais portugueses e estrangeiros para a prática da modalidade.