Um pé de dança na Camacha com o Governo Regional a defender as tradições populares

Sob o lema ‘Camacha de ontem, Madeira de Sempre’, 9 carros alegóricos e mais de 500 figurantes fizeram hoje, do centro da Camacha, o cenário idílico de uma Madeira antiga nas tradições e costumes.  Rita Andrade esteve presente em nome do Governo Regional, juntou-se ao pé de dança do folclore local numa manifestação de apoio às tradições populares genuínas da Ilha.

Esta iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural da Camacha – ADESCA, consiste numa mostra etnográfica que visa replicar e evidenciar as tradições locais da freguesia da Camacha. Vai já na sua terceira edição e contou com casa cheia para assistir ao cortejo que desfilou no centro da freguesia.

A Secretária Regional, Rita Andrade, em representação do Presidente do Governo Regional, agradeceu à ADESCA pela organização deste “evento de excelência”, que visa replicar e evidenciar, da forma mais fiel e autêntica possível, as tradições locais da freguesia da Camacha. O projeto é concretizado com quadros etnográficos de forte cariz popular e recria a riqueza cultural da Camacha antiga.

“O Governo Regional tem vindo a apoiar este evento desde o início e vai continuar a fazê-lo. São verdadeiramente surpreendentes os detalhes dos carros alegóricos, dos trajes, da forma como desfilaram. Parabéns à organização e a todos os que participaram. É tão importante manter vivas estas tradições, o que nos une, o que nos carateriza. E a Camacha distingue-se neste sentido, com a realização de eventos de excelência, que nos honram a todos, como madeirenses. Podem continuar a contar com o apoio do Governo Regional”, realçou Rita Andrade.

Esta mostra etnográfica permanece até amanhã, domingo, no centro da Camacha, com a mostra das antigas tradições e costumes, bem como da gastronomia e folclore locais.