CMF entrega 571Kg de composto no Conjunto Habitacional da Quinta Falcão IV

Foto DR

A Câmara Municipal do Funchal procedeu, hoje, à entrega de 571 Kg de composto aos moradores do Conjunto Habitacional da Quinta Falcão IV.

A distribuição foi feita pela vereadora com o pelouro do Ambiente, que se fez acompanhar pela Mascote do ambiente da autarquia, o Simão.

Na ocasião, Nádia Coelho sublinhou que o Conjunto Habitacional da Quinta Falcão dispõe de um compostor comunitário constituído por três equipamentos de 1.000 litros, para o tratamento dos resíduos orgânicos produzidos por 30 famílias. A vereadora revela que, desde o início do projeto, foi retirado um total de 1.261 Kg de composto, o que significa que “evitamos a valorização energética de 7.566 Kg de resíduos orgânicos e promovemos a redução das despesas de recolha, de transporte e de tratamento de resíduos”.

O projeto da compostagem doméstica tem tido grande participação dos munícipes. Nádia Coelho refere que, desde outubro de 2021, já foram entregues um total de 690 Kg de adubo orgânico, resultante do compostor colocado nesta zona.

Este material fertilizante será aplicado nos jardins e nas hortas deste Conjunto Habitacional.

Recorde-se que o Município do Funchal tem em funcionamento 3 compostores comunitários nos Conjuntos Habitacionais: da Quinta Falcão IV, de Santo Amaro e da Ribeira Grande.

Nádia Coelho apela para uma maior consciencialização dos cidadãos e para a adoção de comportamentos ambientais mais sustentáveis.