O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, reuniu hoje com a Associação de Dadores de Sangue da Região Autónoma da Madeira (ADSRAM), representada pelo seu presidente, enfermeiro José Marques, e por Mário Nóbrega, membro da ADSRAM.
Na ocasião, os membros da ADSRAM deram a conhecer as actividades que estão a ser desenvolvidas no âmbito da promoção da dádiva de sangue e de estilos de vida saudáveis.
A Região Autónoma da Madeira é auto-suficiente em matéria de reservas de sangue, afirma-se. Os números baixaram durante a pandemia, mas, entretanto, voltaram a estabilizar. Actualmente, são cerca de 3 mil os dadores benévolos de sangue que garantem cerca de 6 mil dádivas por ano.
Este ano e pela primeira vez, o Serviço Regional de Saúde doou sangue ao Continente, tendo sido possível facultar 125 unidades de sangue ao Instituto Português do Sangue.
A ADSRAM desenvolve a sua actividade em colaboração com o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Serviço de Saúde da RAM, no sentido incentivar a doação de sangue para fins terapêuticos.