José Manuel Rodrigues elogia “desenvolvimento social” da Região

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira considerou hoje que “a Madeira tem dado passos significativos no desenvolvimento social, não só no apoio às crianças como aos idosos”. José Manuel Rodrigues falava no encerramento do projecto “Férias Divertidas”, da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal (ADCF) – Garota do Calhau.

Rodrigues aproveitou o encontro para agradecer o trabalho da associação, personificado em Nini Andrade Silva, a fundadora da instituição. Elogiou “o percurso, o esforço, e o mérito” da designer madeirense, “um exemplo para os mais jovens”.

Elogiou ainda o apoio que tem sido dado pela associação, ao longo dos seus 20 anos de existência, “aos mais jovens, aos mais frágeis e aos mais idosos, para a construção de uma sociedade melhor”.

Por seu turno, Ricardo Silva, presidente da associação, referiu que há 20 anos, quando o projecto das “Férias Divertidas” começou, “o grande objectivo era tirar crianças da rua.

Essas crianças não existem mais na Madeira, a Madeira está de parabéns”, afirmou.

O dirigente da Garota do Calhau afiançou que “quem trabalha na área social tem feito um bom trabalho”, admitindo, no entanto, a existência de crianças com problemas, para quem deve ser canalizada toda a ajuda.

Este ano cerca de 300 crianças participaram no projecto “Férias Divertidas”. “Cada criança custa 175 euros, por mês”, explicou Ricardo Silva, aclarando que a despesa é totalmente coberta pela venda de rifas.

Helena Leal, vereadora da câmara do Funchal, destacou pelo seu lado o papel do trabalho social e das parceiras entre a autarquia e as diferentes instituições “para que as crianças estejam cada vez mais activas na nossa sociedade”. “Estaremos sempre disponíveis e de portas abertas a todos aqueles que se quiserem juntar a nós, para melhorar a qualidade de vida das nossas famílias e das nossas crianças”, disse.

Quanto à secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, “agradeceu o trabalho desenvolvido da ADCF Garota do Calhau.

“Têm feito um trabalho diferenciado nos 5 centros de convívio que gerem e nas “Férias Divertidas”, declarou.