MPT diz que túnel da Ajuda é para dar trabalho às grandes empresas de construção

O MPT emitiu um comunicado no qual se refere ao túnel da Ajuda, referindo que o presidente do Governo Regional declarou que em 2023 começará a ser executado um túnel entre a Ajuda e São Gonçalo, com saídas e uma variante ao Novo Hospital Universitário.

“As razões apontadas para a construção do túnel parecem à primeira vista válidas, mas uma análise mais atenta repara que não existem estudos viários publicados sobre o número de veículos que possivelmente irão utilizar esse trajeto nem quantos necessitam desse túnel, assim como estudos de viabilidade estrutural desse eventual túnel. Sem estes estudos (Incluindo uma análise custo-benefício) é prematuro avançar com esta ou qualquer outra solução”, sentencia o MPT.

“Pesquisou-se em base.gov.pt pela contratação desses estudos pela “Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas”, “Direção Regional de Estradas”, pelas palavras “viário” e “estudo” no concelho do Funchal e nada se encontrou”, constata o partido. 

O objectivo principal do túnel, conclui o MPT, é “dar trabalho às tuneladoras das grandes empresas de construção civil da Região, tuneladoras essas que tanto quanto se saiba estão paradas há meses”.

O MPT defende que os transportes públicos são o futuro da mobilidade, assim como a mobilidade suave (bicicleta, andar a pé), pelo que é contra este projecto de túnel.