Albuquerque visita amanhã obra concluída da Estrada das Carreiras

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitará amanhã, pelas 17.30 horas, a obra agora concluída de requalificação da Estrada das Carreiras. Esta obra custou mais de cinco milhões de euros e contemplou uma rotunda no Vale Paraíso e o alargamento da via até ao Abrigo do Pastor, para além de outros trabalhos.

A empreitada de reconstrução da ER 203 – Carreiras foi adjudicada, recorde-se, a 9 de Abril de 2021, por 5 050 000.00€. A obra principiou em Julho de 2021, após visto do Tribunal de Contas. Ficou agora concluída, salienta uma nota da Presidência do Governo Regional.

Com uma extensão total de aproximadamente 6.500 metros, a ER 203, que faz a ligação entre a ER 205 (a Sul) e a ER 103 (a Norte), foi alvo de uma importante intervenção de reabilitação.

A estrada foi alargada, desde o entroncamento da Camacha e até ao Restaurante Abrigo do Pastor, já que abrange uma zona residencial e de forma a salvaguardar a segurança de todos os que circulam. Também foram feitas zonas de estacionamento junto à entrada da Levada da Serra do Faial e residências, bem como passeios.

Desde o Abrigo do Pastor até ao entroncamento do Poiso, a estrada não foi alargada, dado que se trata de uma zona florestal, com espécies arbóreas protegidas. Porém, foram pavimentados e reconstruídos os órgãos de drenagem, esclarece-se.

Na zona do Vale Paraíso, sublinhe-se ainda, foi criada uma rotunda, de forma a disciplinar o trânsito e a garantir mais segurança aos utilizadores.

Entre os principais trabalhos que esta empreitada envolveu, contabilizam-se: levantamento/fresagem de pavimentos existentes; terraplenagens para fundação de pavimento e estruturas de contenção; pavimentação da estrada regional no troço circunscrito pela intervenção; introdução/reconstrução de órgãos de drenagem, longitudinais e transversais; instalação e reposição de equipamentos de sinalização e segurança; execução de taludes e estruturas de suporte em geral e estabilização das estruturas de contenção existentes.